quinta-feira, 8 de novembro de 2012

As muitas e relevantes atividades desempenhadas pelo professor

Nos últimos sessenta dias que antecederam a Semana Nacional de Ciência
e Tecnologia estive sobremaneira envolvido na sua realização. Assim
como eu, toda a comissão organizadora intentou organizá-la de forma
que atendesse aos requisitos que um evento desta magnitude pede. Não
pude estar presente para vivenciar aquilo que planejamos devido o
deslocamento até Manacapuru para ministrar a disciplina Ecologia para
duas turmas de Geografia, uma turma pelo período matutino e outra pelo
noturno, entre os dias 15 de outubro e 01 de novembro deste ano.
Estaria satisfeito em poder participar tanto da SNCT quanto ministrar
esta disciplina. Entretanto, a experiência vivida em Manacapuru
possibilitou uma reflexão que ora compartilho com você leitor(a).
A disciplina Ecologia reúne conhecimentos de suma importância para
entender o funcionamento e as interações que ocorrem dentro de um
ecossistema. À medida que avançávamos nestes conteúdos, me surpreendia
com a maneira como as duas turmas respondiam aos questionamentos.
Houve boas oportunidades para rever alguns conceitos já impregnados
pelo consumismo que nos força a deixar as questões ambientais para um
segundo plano.
Quando abordamos o papel das unidades de conservação no Brasil, as
turmas trouxeram a tona a perda da funcionalidade de uma Reserva de
Desenvolvimento Sustentável (RDS) localizada próxima a cidade de
Manacapuru, denominada RDS do Piranha.
Percebi a importância de poder participar de um debate que ganhou
ressonância por entenderem que ainda há tempo de devolver a esta RDS o
papel que lhe cabe. Este debate pode ganhar eco fora da academia, se
fomentarmos este debate junto a sociedade. Solicitei que o levassem de
uma forma mais didática às escolas para convencermos a geração teen.
Conquistando-a, podemos alcançar a geração da melhor idade. Logo,
teremos alcançado várias camadas e faixas etárias que compõem a
sociedade manacupuruense.
Esta foi mais uma experiência vivida em tão pouco tempo. Assim como
organizar uma SNCT, esta atividade me fez perceber como pode ser
amplo o raio de atuação de um professor comprometido com o seu papel
de multiplicador.
Agora volto às minhas atividades em Tabatinga, tanto na UEA quanto na
Escola Estadual Duque de Caxias. Volto com a certeza de que ainda há
muito a ser feito, mas crendo que o volume de questões a serem
definidas não sobreponha nossa vontade de fazer algo útil para termos
uma sociedade cada vez menos insensível em questões que lhe dizem
respeito, e isto inclui também, as ambientais.

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