PIBID

NARRATIVA DE EXPERIENCIAS COMO BOLSISTA: IMPORTANCIA E AÇOES DESENVOLVIDAS PELOS PIBIDIANOS DE GEOGRAFIA.

Pedro Ferreira Cooper*
Robson Rocha de Assis
Zenira Pereira Carvalho
* Bolsistas do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

Este artigo relata a experiência de bolsistas do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no ano de 2012 e 2013. O PIBID de geografia do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga – CESTB, tem como instituição educacional para realização de seu projeto a Escola Estadual Duque de Caxias localizada na Avenida da Amizade - Centro do Município de Tabatinga. Inicialmente o projeto visou trabalhar com alunos do 3º ano do ensino médio do turno vespertino e noturno com o objetivo geral em incentivar a formação e a capacitação de docentes, por meio da reflexão sobre a prática pedagógica dos alunos de Geografia e outras disciplinas que complementam a aprendizagem educacional do Brasil, por meio de ações pedagógicas que integraram os conhecimentos teóricos nas atividades de ensino da disciplina de geografia, e assim, buscou levantar as principais dificuldades encontradas por alunos e professores do ensino médio em relação ao ensino e à aprendizagem de geografia, de modo que identificando conteúdos relevantes para o ensino da geografia.

O inicio: em busca da aceitação, confiança e segurança.

Inicialmente o PIBID de geografia inicia suas atividades primeiramente com reuniões para conhecimento do grupo de trabalho: bolsistas, coordenador, e supervisores. Dentre essas ações iniciais, orientações foram dadas para elaborar as atividades a serem desenvolvidas na escola adotada para execução do projeto, dentre essas: plano de aula práticas lúdicas e de campo, sempre em supervisão para melhores resultados. Com as atividades inicias foi possível compreender o objetivo geral do projeto para assim aplicarmos na instituição de ensino as ações planejadas. Seguindo assim o pensamento de Geraldi apud GUEDES:

O sábio se caracteriza ou se identifica pelo fato de ser um produtor de conhecimento, produtor de um saber, de uma reflexão. E como tal fala sobre este saber a discípulos (...). Este não é visto como alguém a ser instruído (...), mas como alguém a ser considerado e conquistado para os pontos de vista defendidos pelo “sábio em sua escola”. (Geraldi apud GUEDES, 2006).

A compreensão da dinâmica escolar foi um fator de grande importância no período inicial das atividades, pois, através dela vivenciamos o cotidiano da relação professor- aluno e toda relação existente dentro do meio escolar. A princípio, o inicio desse processo ocorreu através de uma apresentação à escola de toda família do PIBID de geografia e apresentação do projeto para a direção da instituição e o publico alvo, podendo assim vivenciar o primeiro contato desta caminhada. Dessa forma seguindo por um período de observação dentro da sala de aula, observando e técnicas usadas pelo professor na execução da aula de geografia mediante isso  o comportamento do aluno diante as ações desenvolvidas pelo docente em seu dia a dia escolar. E assim sabendo que a escola segundo CASTROGIOVANNI “não se manifesta atraente frente ao mundo contemporâneo, pois não dá conta de explicar e textualizar as novas leituras da vida que é cheia de mistérios, emoções, desejos e fantasias” (CASTROGIOVANNI, 2009, p. 13).

Depois de toda observação e preparação para a aplicação do projeto em sala de aula, foi dado à oportunidade para atuar no papel da docência, apresentando o objetivo, a dinâmica da aula planejada, sobre lugar e espaço geográfico, sendo estes os temas a serem trabalhados através de aula teórica, mostrando que estas categorias de analise são de extrema importância para a ciência geográfica e assim fazer com que todos pudessem compreender de maneira clara e objetiva a importância destas para compreensão do espaço vivido e despertar o máximo possível da atenção dos alunos, mostrando sempre segurança e confiança durante as aulas trabalhadas, sendo estas obtidas no tempo de preparação durante todo o trabalho. Surpreendidos com o impacto sentido ao lidar com a primeira experiência e o aluno se tratar da mesma faixa etária de idade dos pibidianos, mas sendo possível assim colher bons resultados e assim passando para próxima etapa. Como bem trabalhada a parte teórica, através de uma aula prática levamos os alunos para mostrarem de uma forma dinâmica no refeitório da escola suas concepções e relações existentes a respeito de lugar e espaço geográfico no próprio âmbito escolar, a partir desta atividade extraclasse foi possível observar que o objetivo das duas palavras trabalhadas (lugar e espaço geográfico), tinham sido aplicadas com clareza para o bom entendimento dos alunos, e os obstáculos que surgiram no inicio foram superados de forma que mais seguros e confiantes para continuar nessa caminhada.
Tendo o respeito e confiança da escola, tivemos a missão de organizar e direcionar as atividades lúdicas culturais em homenagem ao dia dos professores. Sendo os pibidianos responsáveis por organizar as turmas para homenagear cada professor tutor de cada turma. Com extrema dedicação e empenho e bons resultados seguimos com desenvolvimento do projeto e assim sendo convidados para próxima atividade que a escola propôs aos bolsistas. E participação na feira de ciência mostrando os trabalhados executados na escola. Desse modo, convidados para o dia cívico do município de Tabatinga em organizar e acompanhar os alunos no evento. E assim fechando o ano letivo de 2012, já com uma pequena mais grande experiência para o ano de 2013.

Passando novamente por leituras bibliográficas e por preparação para aperfeiçoamento das atividades, iniciamos o ano 2013 com uma recepção de boas vindas aos alunos mostrando aos mesmos em geral a importância da educação com frases estimulando e fazendo com que as voltas às aulas fossem divertidas e levadas a serio durante todo o ano letivo. Seguindo assim com o andamento do projeto com as aulas teóricas com as categorias de analises usadas no ano anterior incluindo território da mesma forma colhendo bons resultados, foram adotadas diferentes metodologias como: crucigrama, desenhos dos lugares onde os alunos mostrem as relações existentes e sua afeição. Seguindo com o termino das atividades desenvolvidas na sala de aula, desenvolvemos metodologia extra escolar, levando os alunos para uma pratica de campo com a proposta de mostrar a eles os marcos que são de extrema importância para a marcação e delimitação de um território tantos os artificiais e naturais sendo estes bem visualizados no município que é fronteiriço com a Colômbia e o Peru. Após o desenvolvimento das atividades referentes a temática abordada pelo projeto tivemos a missão de contribuir para o arraial junino da escola em montar uma quadrilha dança típica destes eventos com o nome de quadrilha pé na cova onde foram mostrada coreografias típicas da dança e homenageando o rei do pop Michael Jackson com o trajes  de zumbis e passos do triller inovando e surpreendendo o público presente  na festa.

Atualmente o PIBID de geografia esta reforçando os conceitos e importâncias das principais categorias de analise e desenvolvendo um torneio de futsal com nomes de lugares da região e rios desse modo inserindo a interação entre os alunos das diferentes turmas e na expectativa para as atividades que serão realizadas até o termino do programa. E assim as atividades desenvolvida na Escola Estadual Duque de Caxias proporcionou um acréscimo no crescimento profissional e para o conhecimento em si, a necessidade do contato com a realidade contribuiu também para com as partes envolvidas: pibidianos, alunos, professores e a instituição em geral. A convivência e a experiência vivida com a escola e os alunos estimulou ainda mais na busca do esforço em aprender com o outro. Fazendo que cada um tenha uma percepção ampla e construtiva do lugar vivido e do espaço inserido, pois geografia é isso, ela amplia a visão diante do mundo através do ver e do olhar.

REFERÊNCIAS:
GUEDES, Paulo Coimbra. A crise de identidade do professor. In: ______. A formação
do professor de português: que língua vamos ensinar? São Paulo: Parábola Editorial,
2006. (Série estratégias de ensino 4).

MARTINS, André Ferrer P. CASTANHO,  Marta Maria (orgs). Interação universidade – escola no PIBID/UFRN, volume 4: as falas dos atores. Pernambuco – Natal, RN: EDUFRN, 2013.

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