NARRATIVA DE EXPERIENCIAS COMO BOLSISTA: IMPORTANCIA E AÇOES
DESENVOLVIDAS PELOS PIBIDIANOS DE GEOGRAFIA.
Pedro Ferreira Cooper*
Robson Rocha de Assis
Zenira Pereira Carvalho
* Bolsistas do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência
(PIBID)
Este artigo relata a experiência de bolsistas do Programa Institucional
de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no ano de 2012 e 2013. O PIBID de
geografia do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga – CESTB, tem como
instituição educacional para realização de seu projeto a Escola Estadual Duque
de Caxias localizada na Avenida da Amizade - Centro do Município de Tabatinga.
Inicialmente o projeto visou trabalhar com alunos do 3º ano do ensino médio do
turno vespertino e noturno com o objetivo geral em incentivar a formação e a
capacitação de docentes, por meio da reflexão sobre a prática pedagógica dos
alunos de Geografia e outras disciplinas que complementam a aprendizagem
educacional do Brasil, por meio de ações
pedagógicas que integraram os conhecimentos teóricos nas atividades de ensino
da disciplina de geografia, e assim, buscou levantar as principais dificuldades
encontradas por alunos e professores do ensino médio em relação ao ensino e à
aprendizagem de geografia, de modo que identificando conteúdos relevantes para
o ensino da geografia.
O inicio: em busca da aceitação,
confiança e segurança.
Inicialmente o PIBID de geografia inicia suas atividades primeiramente
com reuniões para conhecimento do grupo de trabalho: bolsistas, coordenador, e supervisores.
Dentre essas ações iniciais, orientações foram dadas para elaborar as
atividades a serem desenvolvidas na escola adotada para execução do projeto, dentre
essas: plano de aula práticas lúdicas e de campo, sempre em supervisão para
melhores resultados. Com as atividades inicias foi possível compreender o
objetivo geral do projeto para assim aplicarmos na instituição de ensino as
ações planejadas. Seguindo assim o pensamento de Geraldi apud GUEDES:
O sábio se caracteriza ou se identifica pelo fato de ser um produtor de conhecimento,
produtor de um saber, de uma reflexão. E como tal fala sobre este saber a
discípulos (...). Este não é visto como alguém a ser instruído (...), mas como
alguém a ser considerado e conquistado para os pontos de vista defendidos pelo
“sábio em sua escola”. (Geraldi apud GUEDES, 2006).
A compreensão da dinâmica escolar foi um fator de grande importância no
período inicial das atividades, pois, através dela vivenciamos o cotidiano da
relação professor- aluno e toda relação existente dentro do meio escolar. A
princípio, o inicio desse processo ocorreu através de uma apresentação à escola
de toda família do PIBID de geografia e apresentação do projeto para a direção
da instituição e o publico alvo, podendo assim vivenciar o primeiro contato
desta caminhada. Dessa forma seguindo por um período de observação dentro da
sala de aula, observando e técnicas usadas pelo professor na execução da aula
de geografia mediante isso o
comportamento do aluno diante as ações desenvolvidas pelo docente em seu dia a
dia escolar. E assim sabendo que a escola segundo CASTROGIOVANNI “não se
manifesta atraente frente ao mundo contemporâneo, pois não dá conta de explicar
e textualizar as novas leituras da vida que é cheia de mistérios, emoções,
desejos e fantasias” (CASTROGIOVANNI, 2009, p. 13).
Depois de toda observação e preparação para a aplicação do projeto em
sala de aula, foi dado à oportunidade para atuar no papel da docência,
apresentando o objetivo, a dinâmica da aula planejada, sobre lugar e espaço
geográfico, sendo estes os temas a serem trabalhados através de aula teórica, mostrando
que estas categorias de analise são de extrema importância para a ciência
geográfica e assim fazer com que todos pudessem compreender de maneira clara e
objetiva a importância destas para compreensão do espaço vivido e despertar o
máximo possível da atenção dos alunos, mostrando sempre segurança e confiança
durante as aulas trabalhadas, sendo estas obtidas no tempo de preparação durante
todo o trabalho. Surpreendidos com o impacto sentido ao lidar com a primeira
experiência e o aluno se tratar da mesma faixa etária de idade dos pibidianos,
mas sendo possível assim colher bons resultados e assim passando para próxima
etapa. Como bem trabalhada a parte teórica, através de uma aula prática levamos
os alunos para mostrarem de uma forma dinâmica no refeitório da escola suas
concepções e relações existentes a respeito de lugar e espaço geográfico no próprio
âmbito escolar, a partir desta atividade extraclasse foi possível observar que
o objetivo das duas palavras trabalhadas (lugar e espaço geográfico), tinham
sido aplicadas com clareza para o bom entendimento dos alunos, e os obstáculos
que surgiram no inicio foram superados de forma que mais seguros e confiantes
para continuar nessa caminhada.
Tendo o respeito e confiança da escola, tivemos a missão de organizar e
direcionar as atividades lúdicas culturais em homenagem ao dia dos professores.
Sendo os pibidianos responsáveis por organizar as turmas para homenagear cada
professor tutor de cada turma. Com extrema dedicação e empenho e bons
resultados seguimos com desenvolvimento do projeto e assim sendo convidados
para próxima atividade que a escola propôs aos bolsistas. E participação na
feira de ciência mostrando os trabalhados executados na escola. Desse modo, convidados
para o dia cívico do município de Tabatinga em organizar e acompanhar os alunos
no evento. E assim fechando o ano letivo de 2012, já com uma pequena mais
grande experiência para o ano de 2013.
Passando novamente por leituras bibliográficas e por preparação para
aperfeiçoamento das atividades, iniciamos o ano 2013 com uma recepção de boas
vindas aos alunos mostrando aos mesmos em geral a importância da educação com
frases estimulando e fazendo com que as voltas às aulas fossem divertidas e
levadas a serio durante todo o ano letivo. Seguindo assim com o andamento do projeto
com as aulas teóricas com as categorias de analises usadas no ano anterior incluindo
território da mesma forma colhendo bons resultados, foram adotadas diferentes
metodologias como: crucigrama, desenhos dos lugares onde os alunos mostrem as
relações existentes e sua afeição. Seguindo com o termino das atividades
desenvolvidas na sala de aula, desenvolvemos metodologia extra escolar, levando
os alunos para uma pratica de campo com a proposta de mostrar a eles os marcos
que são de extrema importância para a marcação e delimitação de um território
tantos os artificiais e naturais sendo estes bem visualizados no município que
é fronteiriço com a Colômbia e o Peru. Após o desenvolvimento das atividades
referentes a temática abordada pelo projeto tivemos a missão de contribuir para
o arraial junino da escola em montar uma quadrilha dança típica destes eventos
com o nome de quadrilha pé na cova onde foram mostrada coreografias típicas da
dança e homenageando o rei do pop Michael Jackson com o trajes de zumbis e passos do triller inovando e
surpreendendo o público presente na
festa.
Atualmente o PIBID de geografia esta reforçando os conceitos e
importâncias das principais categorias de analise e desenvolvendo um torneio de
futsal com nomes de lugares da região e rios desse modo inserindo a interação
entre os alunos das diferentes turmas e na expectativa para as atividades que
serão realizadas até o termino do programa. E assim as atividades desenvolvida na Escola Estadual
Duque de Caxias proporcionou um acréscimo no crescimento profissional e para o
conhecimento em si, a necessidade do contato com a realidade contribuiu também
para com as partes envolvidas: pibidianos, alunos, professores e a instituição
em geral. A convivência e a experiência vivida com a escola e os alunos
estimulou ainda mais na busca do esforço em aprender com o outro. Fazendo que
cada um tenha uma percepção ampla e construtiva do lugar vivido e do espaço
inserido, pois geografia é isso, ela amplia a visão diante do mundo através do
ver e do olhar.
REFERÊNCIAS:
GUEDES, Paulo Coimbra. A crise de identidade do professor. In: ______. A formação
do professor de português: que língua vamos ensinar? São Paulo: Parábola
Editorial,
2006. (Série estratégias de ensino 4).
MARTINS, André Ferrer P. CASTANHO, Marta Maria (orgs). Interação universidade –
escola no PIBID/UFRN, volume 4: as falas dos atores. Pernambuco – Natal, RN: EDUFRN,
2013.
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